Computação na Nuvem com OpenStack

Horário: 03/06/2016 – 14:00-17:30

Resumo: A plataforma que gerencia uma infraestrutura de nuvem é comumente chamada de “Sistema Operacional de Nuvem”. Atualmente, o OpenStack é o sistema operacional de nuvem de código-aberto mais usado e conhecido e é usado por provedores de nuvem públicos (como o RackSpace) e privados (como o CERN). O OpenStack é altamente modular, possui dezenas de subprojetos que gerenciam diferentes aspectos de um ambiente de computação na nuvem, começando por aspectos fundamentais como o provisionamento de recursos de processamento, rede e armazenamento, até a gerência de plataformas para Analytics-As-A-Service ou Database-As-A-Service. Sendo aberto e modular, OpenStack se tornou um ambiente fértil para inovação. Neste tutorial, nós iremos detalhar como o núcleo do OpenStack funciona. Nós iremos também navegar pelos principais subprojetos e discutir os primeiros passos necessários para se tornar um contribuidor do OpenStack.

Apresentadores:

Andrey Brito é professor do Laboratório de Sistemas Distribuídos da Universidade Federal de Campina Grande (LSD/UFCG). Os seus principais interesses são aspectos de robustez e escalabilidade em sistemas distribuídos. Andrey coordena times de P&D que investigam diversos aspectos de computação na nuvem, em especial, aspectos de compartilhamento de infraestrutura (multitenancy), provisionamento de máquinas físicas na nuvem, processamento de dados e computação segura na nuvem. Os times coordenados por ele têm feitos numerosas contribuições para diversos subprojetos do OpenStack, incluindo Keystone, Sahara e Ironic.

Samuel Medeiros é engenheiro de software na Hewlett-Packard Enterprise. Ele tem trabalhado com OpenStack por mais de 2 anos e é membro do núcleo do time Keystone (serviço de identidade), time que é responsável por aprovar submissões de patches dos contribuidores. Os principais objetivos de Samuel são o desenvolvimento da plataforma OpenStack e ajudar no aumento de sua comunidade, e aposta no potencial de crescimento do Brasil.